Há cinco anos que a FUNDE está envolvida no programa “Work4Progress – Inovação para a Promoção do Emprego”. Trata-se de um programa promovido pela Fundação La Caixa, da Espanha, executado em quatro países, sendo que em Moçambique é desenvolvido através de uma rede de parceiros constituída pela Ayuda en Accion, Cesal, Enraiza Derechos, sob a coordenação local da FUNDE.
No País, o programa abrangeu, nos últimos cinco anos, a um total de 38.600 pessoas, gerando um universo de 4.613 empregos.
A Directora Executiva da FUNDE, Rosânia da Silva, explica, a propósito, que o programa consiste em quatro plataformas divididas por quatro países, nomeadamente Moçambique, Índia, Perú e Colômbia.
O objectivo, conforme refere, é assegurar emprego para jovens, particularmente mulheres, para que tenham condições para melhorar a sua qualidade de vida. Neste momento, o programa é desenvolvido em Cabo Delgado e Maputo. “A nossa perspectiva é expandir este programa para outros pontos do País”, afirma, acrescentando que se trata de alargar a plataforma, aceitar novos parceiros e receber novas contribuições, com vista a reverter a situação da falta de emprego para jovens.
Inicialmente, a FUNDE actuava como avaliador externo, orientando os diversos parceiros da plataforma, no sentido prestarem atenção sobre as fragilidades e assegurar que o resultado final esteja alinhado com os objectivos do financiador, a Fundação La Caixa da Espanha.
O projecto evoluiu com o transcurso do tempo e a FUNDE passou a assumir a coordenação nacional da plataforma, com a missão de garantir que os diversos parceiros estejam realmente ligados em rede, explorando sinergias.
O estágio de evolução deste programa, no País, foi recentemente avaliado no decurso da reunião anual desta plataforma, ocorrida, em Julho, em Maputo, sob o lema “Parcerias Estratégicas Para o Fortalecimento de Plataformas de Geração de Emprego, Trabalho e Renda”.