[vc_empty_space height="-5px"]
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem. [vc_empty_space height="10px"]
[vc_empty_space height="20px"]
EnglishPortuguês

Formação em corte e costura, culinária e empreendedorismo

Apoio multiforme à mulher vulnerável

O CEM iniciou as suas actividades em 2021, leccionando a 1ª classe do Ensino Primário na Escola Primária Completa Lamuka. No ano seguinte, arrancou com as actividades do ensino infantil, para crianças dos 2 aos 5 anos de idade, no Jardim Infantil “A Semente” e com a oferta de serviços sociais gratuitos para as comunidades locais, através da sua Clínica Comunitária de Atendimento Psicológico (CCAP).

Em Março de 2023, introduziu mais um serviço social, o Gabinete de Atendimento Jurídico (GAP). O GAP, assim como a CCAP, têm prestado apoio jurídico e psicológico gratuito às comunidades carenciadas locais.

 

O CEM tem ainda realizado outras acções como feiras e palestras com o objectivo de beneficiar as comunidades carentes. 

Além destas actividades correntes, o CEM, também em 2023, iniciou a implementação do projecto “Mente Sã em Corpo São”, em parceria com a iniciativa JUNTOS!, através da Fundação Aga Khan e financiado pela Fundação La Caixa.

“Trata-se de uma formação direccionada a mulheres, em matérias de corte e costura, culinária e ainda noções de empreendedorismo. É uma iniciativa destinada a mulheres por estas serem as maiores vítimas de diversos tipos de violência e habitualmente estarem à margem do desenvolvimento e da natural protecção social, o que traz desequilíbrios emocionais permanentes”, indica a Presidente da Comissão Instaladora do CEM, Girlane da Silva.

O projecto já formou, até ao momento, 25 mulheres, estando a decorrer a formação do segundo grupo de mais 25 mulheres das comunidades locais: “Ao final deste projecto, o impacto nestas comunidades será extraordinário porque estas mulheres estarão em condições de gerir as suas famílias de forma saudável, realizar as suas actividades de forma comercial, entre outros benefícios”, enfatiza Girlane da Silva.

De um modo geral, espera-se que no final desta intervenção de apoio às mulheres  sejam alcançados resultados efectivos como a conclusão de sessões individuais de atendimento psicológico de 100 mulheres, criação de um espaço seguro com serviços integrados para mulheres em situação de vulnerabilidade, formação de 40 mulheres em corte e costura, formação de 60 mulheres em culinária, formação de outras 100 mulheres em empreendedorismo e gestão de negócios, 100 mulheres capacitadas para gerir as suas emoções e lidar com os seus traumas e ainda a entrega de cinco kits de corte e costura às melhores alunas.

EnglishPortuguês