[vc_empty_space height="-5px"]
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem. [vc_empty_space height="10px"]
[vc_empty_space height="20px"]
EnglishPortuguês
 

Gabinete de Estudos e Projectos

O Gabinete de Estudos e Projectos (GEP) é uma estrutura que tem como finalidade assegurar o apoio às actividades de avaliação, planeamento, estudos, pesquisas aplicadas desenvolvidas internamente no âmbito dos programas curriculares ou pesquisas e estudos solicitados por instituições externas à estrutura do grupo IPS.

O GEP tem como objectivo principal prestar apoio ao Grupo IPS, aos empreendedores, às startups, às organizações na generalidade, contribuindo para a promoção da qualidade dos serviços prestados e para a partilha do conhecimento produzido pela Academia, transferindo-o para o mercado de trabalho e emprego.

Áreas Estratégicas

Área estratégica 1: Promoção de acções de formação e capacitação para estudantes e população circunvizinha, micro-empreendedores e para micro-empresários, para capacitá-los para o mercado de trabalho e potenci­á-los na gestão e melhoria dos pequenos negócios ou criação /transformação de ideias em negócios.

Área estratégica 2: Prestação de serviços de apoio,  atendimento e suporte às comunidades e escolas primárias públicas, no âmbito da Parceria Público-Privado e promoção e divulgação da leitura junto da comunidade.

Área estratégica 3: actuação na prevenção e gestão de conflitos através de acções que potenciem a comunidade para a sua melhor qualificação e inserção no processo de desenvolvimento do país, quer através  de actividades directas, realizadas  directamente com as comunidades ou indirectas, através da actuação junto das grandes companhias investidoras no país.

O GEP esta organizado em 2 sectores:

1. Incubadora de Negócios

A FUNDE gere actualmente duas incubadoras de negócios localizadas em Maputo e Nampula.

As incubadoras de negócios estão localizadas nas instalações da Universidade Politécnica e voltadas para os públicos interno e externo da Universidade.

A nível interno as Incubadoras têm realizados workshops de Team Building e cursos de Empreendedorismo para colaboradores da Universidade. Estas acções têm carácter contínuo e visam aumentar a coesão e fomentar o espírito de equipa, por um lado, e igualmente despertar atitudes e habilidades intraempreendedoras dos colaboradores (aumento da proactividade) dentro da instituição.

A nível externo, as incubadoras oferecem diversos cursos para estudantes e público em geral. Destacam-se os seguintes cursos: Empreendedorismo; Gestão de Pequenos Negócios; Higiene e Segurança no Trabalho; Construção de Marca; Tópicos sobre Legislação Laboral – contratos; Incubação de Projectos ligados a Nutrição e Agroprocessamento, entre outros conforme solicitação. Os principais clientes externos dos programas de Incubação em Nutrição e Agroprocessamento são a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), através do Programa Startup Jovem SUSTENTA.

Os cursos de gestão de pequenos negócios e empreendedorismo para estudantes são programados para decorrer durante o período de aulas na Universidade.

2. Mozambique Business School – MBS

A Mozambique Business School foi projectada para oferecer formação de excelência nos domínios de actuação do Grupo IPS. Os cursos oferecidos pela MBS são de curta duração e, embora culminem com atribuição de certificados, não conferem grau académico. A MBS realiza igualmente consultorias para entidades públicas e privadas.

O público-alvo da MBS são instituições públicas e privadas e as formações incidem sobre as áreas de formação de formadores, planeamento estratégico das organizações, excel básico, técnicas de amostragem para a pesca artesanal, financiamento bancário para PMEs. A MBS assessora instituições nos seus projectos de desenvolvimento institucional, estando a colaborar com o Ministério dos Combatentes no processo de reestruturação do Fundo da Paz.

Paralelamente a estas actividades, a MBS está comprometida com questões relacionadas com a Ética. Neste sentido, estão sendo formados oficiais certificados de Ética da MBS pelo Instituto de Ética da África do Sul. Estes colaboradores serão responsáveis pela constituição de um Comité de Ética na Universidade Politécnica e serão igualmente responsáveis por consultorias e pela facilitação de formações em Ética para entidades externas.

A estratégia de intervenção da MBS baseia-se na subcontratação de formadores externos, onde se incluem docentes das áreas específicas da Universidade e consultores de outras instituições.

EnglishPortuguês