Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem.
[vc_empty_space height="10px"]
A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE) em parceria com a Fundação Salimo Abdula (FSA) está a implementar, desde 2024, um projecto de promoção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades sobre higiene menstrual, incluindo cuidados no contexto da Saúde Sexual e Reprodutiva dos Adolescentes (SSRA). Denominada ABORDADR, a iniciativa abrange adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade, dentro e fora do ambiente escolar. O projecto, que cobre as províncias de Maputo e Zambézia, contempla, ainda, actividades com professores e adultos na comunidade.
Foram, igualmente, realizadas actividades de mapeamento das escolas e comunidades que serão beneficiárias do projecto e desenvolvido um protocolo de pesquisa, submetido ao Comité Nacional de Bioética para a Saúde para aprovação, estando em curso o processo de revisão bibliográfica.
Através do ABORDAR, espera-se contribuir para a implementação de um modelo educativo destinado a promover mudanças comportamentais, abrangendo um total de 19.200 adolescentes nas províncias de Maputo e Zambézia, sendo 13.440 raparigas e 5.760 rapazes, com foco no desenvolvimento de competências.