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CEM pretende aumentar o número de alunos e apoiar mais grupos sociais vulneráveis

Girlane da Silva

Presidente da Comissão Directiva do CEM

 O Centro Educativo Multidisciplinar (CEM) é uma instituição criada pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE) que actua nas áreas de Ensino Formal (educação infantil através do Jardim Infantil “A SEMENTE” e o ensino primário, através da Escola Primária Completa LAMUKA) e da Inclusão Social e Apoio à Comunidade, por via da sua Clínica Comunitária de Atendimento Psicológico, do Gabinete de Apoio Jurídico e de outros projectos sociais.

Desde a sua criação, em 2021, o CEM tem vindo a crescer significativamente e adquirido relevância no cenário local, tanto no campo da educação formal quanto nos serviços sociais.

É possível comprovar esta afirmação com a evolução ou o aumento do número de alunos, que passou de 15, em 2021, para 145, em 2024. O objectivo é de manter esta tendência crescente a cada ano e, para tal, é necessário manter o foco na qualidade do ensino e na diversificação das actividades.

No que diz respeito aos serviços socias, que beneficiam principalmente a população carenciada, o CEM tem-se destacado através dos serviços de apoio jurídico e psicológico gratuitos. São áreas de grande relevância, mas de difícil acesso para a maioria dos cidadãos.

Em suma, o impacto do CEM nas áreas em que actua é encorajador, embora haja desafios que se impõem. Apesar da avaliação positiva dos seus beneficiários, nomeadamente os pais e encarregados de educação, urge interagir mais com as comunidades locais e diversificar os serviços com vista a atingir mais grupos socias.

Perspectivas

Para o ano 2025, a perspectiva do CEM é de crescer em termos de número de alunos do ensino formal e de beneficiários dos projectos sociais, assim como de oferta de serviços. Pretende-se, igualmente, aumentar o número de infraestruturas através da construção de espaços como, por exemplo, o campo de jogos.

No ensino formal, o CEM já incluiu no seu plano de actividades para 2025 acções que vão dinamizar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente: aumento da carga horária das aulas de Inglês, introdução das disciplinas de Estudo Orientado de Português, Matemática, Artes e Ofícios para todas as classes, introdução de novas disciplinas extracurriculares como o Teatro, para além da continuidade do Balé e do Taekwondo, introdução do Quadro de Honra para alunos destacados, realização de visitas de estudo e passeios escolares para todas as turmas e classes, bem como de actividades relacionadas à questão do meio ambiente.

Pretende-se, ainda, realizar visitas de estudos a pontos relevantes para os temas estudados, concursos de artes com materiais recicláveis, palestras, entre outros aspectos.

O CEM vai, igualmente, introduzir, no seu calendário, diversas celebrações, tais como os dias da Horta, da Oficina de Culinária, do Clube de Leitura, da Fantasia ou concurso de fantasia, da Confraternização entre os Pais, Encarregados de Educação e a Escola, entre outras.

MARTA GUAMBE

Coordenadora do CAPJ

O Centro de Apoio e Práticas Jurídicas ofereceu, em 2024, serviços de orientação jurídica a famílias em situação de vulnerabilidade social na região da Matola-Rio, no distrito de Boane, província de Maputo, com vista à salvaguarda dos seus direitos.

Desenvolveu programas de capacitação para um total de sete (7) estudantes estagiários da área jurídica, proporcionando-lhes experiência prática e promovendo uma abordagem interdisciplinar na sua formação.

Foram, ainda, realizadas campanhas conjuntas de consciencialização jurídica na comunidade, promovendo a divulgação e melhor compreensão sobre os direitos legais. Igualmente, têm sido realizadas campanhas informativas e palestras educativas uma vez por semana, no Posto Policial da Rua da Mozal,

No mesmo período, os estagiários do CAPJ realizaram um total de 22 palestras, que são fundamentais para alcançar os nossos objectivos, que consistem em promover a educação jurídica popular e a consciencialização dos cidadãos sobre os seus direitos e deveres, utilizando meios de comunicação acessíveis e linguagem clara e adequada.

Durante as palestras, são abordados temas como uniões prematuras, como superar o período de privação de liberdade, pensão alimentícia, importância do registo de nascimento, violência doméstica, uso de drogas, assédio, pedofilia, entre outros.

No mês de Março, os estagiários do CAPJ foram integrados no Posto Policial Jonasse, na Matola Rio, com o objectivo de fornecer apoio ao Gabinete de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência e ao Gabinete do Serviço Nacional de Investigação Criminal. Em Junho, este apoio foi estendido ao Posto Policial do Km-16, onde dois estagiários foram escalados para actuar todas as terças e sextas-feiras, contribuindo, assim, para um atendimento mais eficaz.

O trabalho dos estagiários não se circunscreveu somente às esquadras, mas também à assistência a julgamentos, que foi fundamental para sua formação prática, permitindo-lhes complementar a componente teórica e compreender de perto o funcionamento do sistema judicial. Este tipo de experiência contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas, como análise jurídica e argumentação, além de permitir a familiarização com os procedimentos e dinâmicas dos tribunais.

Essa imersão prática prepara-os de maneira mais eficaz para as suas futuras carreiras, garantindo que estejam bem-dotados para lidar com casos reais e contribuir de forma significativa para a justiça e a sociedade. Em termos numéricos, o CAPJ participou em 11 sessões de julgamento no período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2024.

O trabalho do CAPJ tem sido amplamente divulgado e recomendado pela própria comunidade, que vem beneficiando de nosso atendimento. Esperamos continuar a gerar esta confiança e aprimorar ainda mais as nossas assistências, com o objetivo de garantir os direitos de nossos constituintes de forma ágil e eficiente.

Para além disso, estabelecemos uma excelente parceria com o Gabinete de Apoio Psicológico (GAP), pois identificámos a necessidade de acompanhamento psicológico para alguns dos nossos constituintes. Essa dinâmica, que complementa o trabalho do CAPJ, proporciona uma sensação de atendimento completo à comunidade, reforçando o nosso compromisso com um serviço de qualidade.

 

Regina Mavie

Coordenadora do CCAP

Em 2024, a Clínica Comunitária de Apoio Psicológico (CCAP) conseguiu implementar diversas actividades, com destaque para o atendimento psicológico (individual e em grupo) e as acções educativas e de consciencialização.

No que diz respeito ao atendimento psicológico, o suporte foi contínuo, visto ser essencial para lidar com questões emocionais e melhorar o bem-estar geral. O envolvimento dos pais e professores demonstrou que o serviço de atendimento psicológico está integrado em toda a comunidade escolar.

As palestras ampliaram a percepção das pessoas sobre a saúde mental e física. A flexibilidade em atender às solicitações específicas de alunos e professores aumentou a relevância dos conteúdos apresentados. Criou um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, especialmente em temas sensíveis como o suicídio e o consumo de drogas.

As terapias de grupo promoveram o fortalecimento dos vínculos entre os colaboradores, criando um espaço de partilha e apoio mútuos. Contribuíram, ainda, para um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, impactando positivamente o bem-estar emocional dos participantes.

Para o ano 2025, espera continuar a proporcionar um atendimento psicológico de qualidade e aumentar o seu alcance, formar, na componente prática, os estudantes do 4.º ano do curso de Psicologia Clínica através do estágio supervisionado, de modo a desenvolverem habilidades, experiência em avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica. Vamos promover a saúde mental através de palestras, campanhas de consciencialização e sensibilização da comunidade sobre temas como depressão, ansiedade e uso de substâncias psicoactivas.

Nos próximos anos, pretendemos fortalecer as terapias de grupo e expandir as sessões para outras categorias de colaboradores e membros da comunidade, ampliar o atendimento à comunidade com mais especializações, como psicoterapia e orientação familiar, implementar programas de telepsicologia, oferecendo um atendimento remoto.

Tencionamos, ainda, estabelecer parcerias comunitárias e estabelecer colaborações com escolas, hospitais, organizações não-governamentais ou outras instituições para expandir os serviços à população em risco ou com necessidades específicas.