[vc_empty_space height="-5px"]
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem. [vc_empty_space height="10px"]
[vc_empty_space height="20px"]
EnglishPortuguês

Centro de Biodiversidade implementa projectos de educação ambiental

A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), em parceria com a Escola Primária Completa Lamuka, deu início, em 2024, à implementação de dois projectos virados para a educação ambiental, nomeadamente “Agenda Ambiental – Crónicas da Terra” e “Crianças pelo Planeta”.

O projecto “Agenda Ambiental – Crónicas da Terra” tem como objectivo educar e consciencializar os cidadãos sobre questões ambientais, através de publicações nas redes sociais da FUNDE em datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente. A iniciativa visa proporcionar um espaço de expressão criativa sobre temas ecológicos, e disponibilizar recursos educativos.

O projecto “Crianças pelo Planeta” tem, também, a vertente educativa e de consciencialização das crianças sobre questões ambientais, oferecendo visitas a iniciativas ambientais, palestras e um dia dedicado à reflexão, por semana.

Visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento de habilidades críticas e a promoção de uma cultura de sustentabilidade entre as crianças, inspirando-as a tornarem-se embaixadoras ambientais nas suas comunidades, participando activamente na luta pela preservação do meio ambiente.

Até o momento, foram realizadas quatro campanhas virtuais, durante as quais foram abordados diferentes temas ambientais em datas comemorativas, nomeadamente Dia Mundial da Energia, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial dos Oceanos e Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação.

Em cada uma das efemérides foi feita uma publicação nas redes sociais da FUNDE, incluindo uma breve crónica reflexiva, com recurso a personagens fictícios. Os textos oferecem uma narrativa criativa para promover a reflexão sobre os temas abordados.

Igualmente, foi realizada uma visita à Praia da Macaneta, no distrito de Marracuene, província de Maputo, para conhecer o trabalho realizado pela Cooperativa de Educação Ambiental “Repensar”.

Vinte e duas crianças da 3ª classe da EPC Lamuka tiveram a oportunidade de visitar a “casa de vidro” e de acompanhar o trabalho de recolha e reciclagem de lixo marinho realizado pela cooperativa. Exploraram, ainda, o museu de objectos encontrados no mar e observaram a barreira de pneus instalada para mitigar a erosão costeira, bem como para proteger as casas ao longo da margem.