ISAEN e a FUNDE promovem mesa redonda sobre biodiversidade
No âmbito do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, o Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN) promoveu, recentemente, em parceria com o Centro de Educação Ambiental e Biodiversidade da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), uma mesa redonda subordinada ao tema “Biodiversidade e Comunidades Locais: Em Busca do Equilíbrio na Relação Homem-Natureza”.
Por via desta iniciativa, as duas unidades pretendem contribuir para o debate sobre a relação homem – natureza, promover a discussão sobre vários temas ligados ao meio-ambiente e à sua preservação, assim como propor possíveis soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável.
Pedro Baltazar – Director do ISAEN
Uma das funções da academia é realizar investigação e pesquisa científica. A outra é interagir com as comunidades, a chamada extensão. Então, no caso específico do curso de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, este evento constitui uma aliança entre a investigação científica e a extensão.
Pretende-se, neste âmbito, trazer questões preocupantes para as comunidades e propor soluções. É isto fundamentalmente o que os doutorandos estiveram aqui a fazer. No fim, todos eles trazem propostas para a solução dos problemas que decorrem da relação entre o homem e a natureza para que a acção do homem perante a natureza seja uma actuação sustentável, que não vai provocar fracturas à natureza nem a curto, médio ou longo prazo.
Muitas vezes, o que nós temos vindo a assistir é que fazemos coisas que, aparentemente, a curto prazo nos beneficiam, quando a médio e longo prazo vão trazer fracturas para as comunidades. Então, todos eles trouxeram temas que abordam esta relação entre o homem e a natureza.
Rosânia da Silva – Directora Executiva da FUNDE e Coordenadora do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento
Este evento vem na sequência de outros, que a FUNDE tem estado a promover no âmbito da questão da biodiversidade. Nós criámos, recentemente, um centro de biodiversidade e estas actividades vêm nesta linha, para discutir e criar uma prática académica de abordagem destes temas, com o objectivo de produzir conhecimentos científicos.
Fizemos este casamento entre o objectivo da FUNDE com o centro de biodiversidade e os temas que os doutorandos estão a abordar, nas suas teses de doutoramento. Verificámos que há vários estudantes a abordar temas sobre a biodiversidade, questões ambientais e, então, fizemos esta conjugação de objectivos entre estas duas unidades, a FUNDE e o ISAEN.
Com isto, esperamos promover o debate sobre a questão ambiental, criar uma educação ambiental dentro da Universidade Politécnica e fora dela, e contribuir na produção de conhecimento científico através dos trabalhos dos doutorandos.