1. WORK 4 PROGRESS
De acordo com a agenda de 2030, o programa Work 4 Progress, inovação para a promoção do emprego, financiado pela Fundação La Caixa, visa identificar os desafios e necessidades em termos de emprego e através do apoio a soluções inovadoras, promover a criação de empregos, com especial atenção para as mulheres e os jovens em situações vulneráveis.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, atualmente no mundo, 2 em cada 5 jovens estão desempregados, e esse problema aumenta com as mulheres, cuja probabilidade de encontrar emprego é inferior em 27% aos homens. Por esse motivo, o programa Work 4 Progress destina-se a jovens e mulheres de:
- Índia
- Moçambique
- Peru
2. WORK 4 PROGRESS MOÇAMBIQUE
- 90% da população com menos de 1/3 de salário mínimo.
- Emprego informal: 86%.
- 40% da população tem menos de 2 anos de treinamento.
- Boom da indústria extrativa, turismo e novos produtos agrícolas (oportunidade na área).
III. Parceiros em Moçambique
O programa é constituído actualmente por 3 redes de parceiros, nomeadamente:
1. Rede Ayuda en Acción (entidade líder). Parceiros: Adel-CD, Mundukide, ESSOR/ELJ, Technoserve, Kampos
2. Rede CESAL ( entidade líder) .Parceiros: IPEME e Universidade Lúrio
3. Rede Enraíza Derechos (entidade líder). Parceiros: Fundação Encontro, ATAP
3. AVALIAÇÃO CONTÍNUA E EVOLUTIVA
Para facilitar a comunicação entre os membros do consórcio e entre o consórcio e o programa Works 4 Progress, a Fundação La Caixa precisa dos serviços de um avaliador externo do programa.
Este avaliador deve garantir que o consórcio forneça os serviços e produtos acordados em suas estipulações de concessão. O avaliador será o ponto de contacto inicial entre o consórcio e a Fundação La Caixa e apresentará relatórios de progresso trimestrais à Fundação La Caixa.
A FUNDE- Fundação Universitária para o Desenvolvimento da educação é a Entidade avaliadora que presta serviços a Fundação La Caixa em Moçambique.
No âmbito desta avaliação a FUNDE deve faz parte de todos os processos de implementação dos protótipos das entidades parceiras listadas acima.
O trabalho desta consiste em:
Colectar informações, quantitativas e qualitativas, sobre os processos, resultados, mudanças do programa e sistematizar essas informações.
Isso implica um registro próximo e participativo do processo:
- Recolha de testemunhos e “histórias” das necessidades e expectativas da população-alvo – monitorando a “evolução” das narrativas ao longo do processo, coletando resultados tangíveis e menos tangíveis.
- Recolha de expectativas e avaliação dos atores do consórcio e da plataforma de atores – monitoramento da “evolução” das narrativas ao longo do processo.
Procura-se que o registro e a difusão da execução do projeto contribuam para visualizar a mudança de narrativa e o nível de apropriação de uma cultura colaborativa e inovadora, bem como os resultados obtidos em termos de empregos e geração de renda.
Estes registros e as informações reunidas com os parceiros do programa devem servir para gerar lições aprendidas e recomendações para melhorar a execução.
GALERIA DE FOTOS